Ética ambiental
*Cleiton P. de Souza Maia
A) B)
A) Cucumis sativus em flor. B) Cucumis sativus preparado para o consumo.
Classificação Botânica: Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales Família: Cucurbitaceae Género: Cucumis Espécie: C. sativus
Local de Origem e Hábitat: é originário das regiões montanhosas da Índia e apropriado para o plantio em regiões tropicais e temperadas. Tem sido cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa.
Características Morfológicas: O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), que se come geralmente em forma de salada. O pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele.
Domesticação e Utilidades: É utilizado normalmente cru em forma de salada ou picles. Também é usado cozido e recheado, em refogados, e em sopas quentes ou frias. Os "pepinos pequenos", conhecidos como "pepino pequeno de Paris" (cornichons), são frutos que se empregam, depois de conservados em vinagre, como condimento. Pomada preparada com pepino, é utilizada para amaciar a pele. O pepino batido no liquidificador com água e mel serve para as mãos ressecadas por detergente. Depois de colhido e em condição ambiente, o processo de deteriorização do pepino é rápido. Deve ser conservado em geladeira, dentro de sacos de plástico perfurado. A sua duração e de até uma semana sem grandes alterações na cor, sabor e aparência. São lianas (trepadeiras) anuais de folhas lobadas e flor amarela. As verduras são longas, com casca verde clara com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes as do melão (Cucumis melo L.), que é outro membro da