seviço social
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
ANDRÉIA DE JESUS SARAIVA – 349356
CECÍLIA OLIVEIRA DA SILVA – 389039
GISLANE FERREIRA VALADARES - 391952
PRAXEDIA BARROS DE SOUSA - 376695
SANDRA SILVESTRE PESSOA – 364515
REFLEXOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS
TUTORA A DISTANCIA: VILMA SIQUEIRA SANDIM
SOBRADINHO/DF
04/2013
INTRODUÇÃO
Neste será visto, as conseqüências dos desequilíbrios sociais, advindos da ordem econômico-cultural de uma sociedade de classes. Onde os valores são medidos pelo o que se tem ou que se faz. Contexto em que a identidade humana é ignorada e desprezada de uma forma tão cruel, que os afetados por este cenário, muitas vezes, ficam marcados por traumas psicológicos.
Este panorama de humilhação social, invisibilidade pública, desperta nos indivíduos vítimas destes casos um sentimento de inferioridade, de tal modo, que já não acreditam e nem se interessam em reverter a situação. Acostumam-se com a realidade e se adaptam a ela a seu modo, que no geral é ignorando a situação. Se neutralizando no contexto.
As pessoas atingidas por esta realidade atuam de forma mecanizada. Utilizam sua força de trabalho, para adquirir meio de sobrevivência. E essa é exatamente a forma como são reconhecidos - meros instrumentos de trabalho - tanto para aqueles que os lideram, como para quem é beneficiado por suas atividades.
E é nessa perspectiva que estes indivíduos se restringem. Vivendo às margens de uma sociedade opressora, cega e indiferente uns com os outros.
HUMILHAÇÃO SOCIAL
A humilhação social é uma ocorrência comum na sociedade. Abala a vida de muitos seres humanos e é um fato bastante recorrente na atualidade. É decorrente, principalmente, da ordem econômica, contexto de transformações evidenciadas nas obras de Marx. Neste panorama os valores são medidos pelo status patrimônio-cultural das pessoas. E a referida condição social é despertada pelo preconceito entre