Seviço social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PSICOLOGIA SOCIAL
CLAUDIANNE MACLAINNE FREITAS RODRIGUES EVANDRO CHARÃO MACHADO JOSIANE BRANDÃO DA SILVA ESCANDOLLARA RUTE RODRIGUES FERRAZ DE OLIVEIRA SEBASTIÃO ESPÍNDOLA SANTA CRUZ
AMAMBAI
AMAMBAI
2010
CLAUDIANNE MACLAINNE FREITAS RODRIGUES EVANDRO CHARÃO MACHADO JOSIANE BRANDÃO DA SILVA SCANDOLLARA RUTE RODRIGUES FERRAZ DE OLIVEIRA SEBASTIÃO ESPÍNDOLA SANTA CRUZ
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de PSICOLOGIA SOCIAL.
AMAMBAI
2010
INTRODUÇÃO
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONSCIENTIZAR AS PESSOAS SOBRE A EXISTÊNCIA DO ASSÉDIO MORAL EM NOSSO MEIO. GERALMENTE O ASSÉDIO MORAL NASCE COM POUCA INTENSIDADE, COMO ALGO INOFENSIVO, POIS AS PESSOAS TENDEM A RELEVAR OS ATAQUES, LEVANDO-OS NA BRINCADEIRA; DEPOIS, PROPAGA-SE COM FORÇA E A VÍTIMA PASSA A SER ALVO DE UM MAIOR NÚMERO DE HUMILHAÇÕES E DE BRINCADEIRAS DE MAU- GOSTO. DE FATO, EM UMA SOCIEDADE CUJA BASE CULTURAL FOSSE A FRATERNIDADE, O ASSÉDIO MORAL SIMPLESMENTE NÃO EXISTIRIA, OU SE RESTRINGIRIA ÀS PATOLOGIAS INDIVIDUAIS. MAS, ENQUANTO VIVERMOS EM UMA SOCIEDADE QUE VALORIZA MUITO MAIS A CAPACIDADE DE COMPETIR E VENCER DO QUE O ALTRUÍSMO E A GENEROSIDADE, COM CERTEZA ESSE TIPO DE COAÇÃO MORAL CONTINUARÁ ACONTECENDO.
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Neste inicio do século XXI, emerge um consenso crescente de que o assédio moral, nas suas multiplas formas, estão se tornando um dos maiores riscos laborais de desgaste psicossocial.