relatorios contabeis
- Balanço Patrimonial
- Demonstração Resultado do Exercício - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL
- Demonstração de origens e aplicações de recursos
- Demonstração do fluxo de caixa
Além dessas temos as NOTAS EXPLICATIVAS que são complementos àquelas demonstrações.
As NOTAS EXPLICATIVAS são dispostas no rodapé (na parte abaixo) das demonstrações financeiras.
Balanço Patrimonial
É o demonstrativo contábil que reflete, em um determinado momento, a situação financeira da empresa, com todos os seus bens e direitos, constantes no Ativo, assim como suas obrigações perante os sócios e terceiros, constantes no Passivo. Para o analista, "o balanço servirá como elemento de partida para o conhecimento retrospectivo da situação econômica e financeira de uma empresa, através das informações contidas nos seus vários grupos de contas".
Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE:
É a demonstração analítica das variações do Patrimônio Líquido, causadas pela atividade da empresa, as quais ocorrem pela diferença entre receitas e despesas, retratando apenas o fluxo econômico e não o fluxo monetário (fluxo de dinheiro). Para a Demonstração de Resultado não importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o Patrimônio Líquido.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL:
Demonstra, de forma analítica, as variações de todas as contas do Patrimônio Líquido. Iudícibus (1998, p. 59), afirma que todo acréscimo e diminuição do Patrimônio Líquido é evidenciado através desta demonstração, bem como da formação e utilização das reservas (inclusive aquelas não originadas por lucro). Por esse motivo, o analista deverá examiná-la quando está analisando a entidade, pois a DMPL complementa os demais