Tamarine
Cassia angustifólia Vahl + Associações
Apresentação: Encontra-se disponível nas apresentações geléia e cápsulas. Já os comprimidos não contêm na sua formulação açúcar nem Glycirhiza glabra.
Composição:
-Extrato Seco de Cassia angustifolia Vahl: A nomenclatura botânica oficial é Cassia angustifolia Vahl, mais é conhecida popularmente por Sena, na qual se usa suas folhas, na composição do medicamento. É uma planta Angiminosperma.
-Extrato Seco de Tamarindus indica: O tamarindeiro chamado tamarineiro - tem nome científico Tamarindus indica, L., a parte que se utiliza e o fruto. A tamarindeiro ou tamarindo, como e chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia. Os árabes a denominavam de “Tamr al-Hindi”, que significa “tâmara da Índia”. No Sudeste Asiático e na índia, era atribuída ao tamarindeiro a fama de ser morada de influências maléficas, sendo seu perfume, sua sombra e objetos perigosos produzidos de seu tronco considerados perigosos. Segundo a tradição, as armas que possuíssem bainha feita de sua madeira teriam poderes para dominar o mais temível inimigo, até mesmo os considerados invulneráveis. Na Europa, era conhecido desde a Idade Média, tendo sido introduzido, possivelmente, por meio dos Árabes. Estes a denominavam Tamr al-Hindi,, cujo significado é “tâmara da Índia’’, em referência à polpa de seu fruto, que julgavam semelhante à da tâmara”. Tamarindo é uma árvore frutífera e bastante decorativa; sua altura pode chegar aos 25m. Seu tronco devide-se em numerosos ramos curvados formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensitivas (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. Tamarindo ou tamarino é uma vagem alongada com 5 a 15cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão