relatórios contábeis
Os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as demonstrações financeiras (utilizadas pela lei das AS), ou demonstrações contábeis (preferida pelos contadores mais conservadores).
A lei das S.A estabelece que ao fim de cada período social (12 meses), a diretoria fará elaborar (e devera publicar), com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis como:
Balanço Social
Demonstração Resultado do Exercício
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL
Demonstração de origens e aplicações de recursos
Alem dessas temos as NOTAS EXPLICATIVAS que são complementos àquelas demonstrações.
As NOTAS EXPLICATIVAS são dispostas no rodapé (na parte abaixo) das demonstrações financeiras.
Balanço Patrimonial
É o demonstrativo contábil que reflete, em um determinado momento, a situação financeira da empresa, com todos os seus bens e direitos, constantes no Ativo, assim como suas obrigações perante os sócios e terceiros, constantes no Passivo. Para o analista, "o balanço servirá como elemento de partida para o conhecimento retrospectivo da situação econômica e financeira de uma empresa, através das informações contidas nos seus vários grupos de contas".
Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE:
É a demonstração analítica das variações do Patrimônio Líquido, causadas pela atividade da empresa, as quais ocorrem pela diferença entre receitas e despesas, retratando apenas o fluxo econômico e não o fluxo monetário (fluxo de dinheiro). Para a Demonstração de Resultado não importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o Patrimônio Líquido.