Daltonismo
O que é? Daltonismo (discromatopsia ou discromopsia) representa uma anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, caracterizando a incapacidade na distinção de algumas cores primárias, por exemplo, a situação onde a cor marrom é a indicação da leitura visual realizada por um portador daltônico, quando a real percepção deveria ser a verde ou vermelha. Esse tipo de confusão daltônica é a mais comum dentre os casos existentes. As causas do daltonismo geralmente são genéticas, no entanto podem ser resultado de uma lesão na vista ou neurológica. Nos casos genéticos ocorrem geralmente nos homens, pois a anomalia genética esta relacionado ao cromossomo X. Cerca de 8% dos homens sofrem de daltonismo, enquanto apenas cerca de 0,5% das mulheres sofrem da mesma doença. A explicação é que os homens possuem apenas um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois cromossomos X, para as mulheres serem daltônica é preciso que seus dois cromossomos contenham o gene recessivo responsável pelo daltonismo..
Dessa forma, uma mulher daltônica necessariamente deve possuir genótipo homozigótico recessivo XdXd. A heterozigose XDXd ou XdXD (apenas uma inversão na posição convencional da escrita), não condiciona a manifestação da anomalia, mas indica que essa é portadora e pode transmitir a característica em questão aos descendentes.
Em homens, basta o seu único cromossomo X possuir o gene recessivo, que esse será daltônico.
Sexo
Genótipo / Fenótipo
Masculino
Xd Y / daltônico
XD Y / normal
Feminino
XdXd / daltônica
XDXd ou XdXD / normal
XDXD / normal
Mais sobre o Daltonismo O daltonismo ocorre quando há um problema com os grânulos de detecção de cor (pigmentos) em algumas células nervosas do olho. Estas células são denominadas cones. Elas são encontradas na retina, a camada sensível à luz de tecido que reveste a parte de trás do olho.