Daltonismo
Infelizmente o daltonismo não tem cura, porém a acupuntura tem oferecido resultados satisfatórios em alguns pacientes.
DESCRIÇÃO
O daltonismo é uma doença geralmente hereditária, como também adquirida, que leva o indivíduo a confundir as cores. Essa anomalia se processa geralmente por mecanismo hereditários. O gene d (recessivo) está na porção do cromossomo X, que não tem correspondência com o cromossomo Y e expressa o daltonismo. Já o gene D (dominante) condiciona o caracter normal.
O daltonismo tende a atacar mais homens que mulheres. Isso se deve ao fato de que homens têm apenas um cromossomo X e as mulheres têm dois. Essas doenças são recessivas: um gene normal faz com que a característica não se manifeste.
A pessoa nasce daltônica pelo fato de ser um transtorno hereditário de herança recessiva ligada ao sexo. Para entender melhor, devemos lembrar que os homens carregam um X e um Y, enquanto as mulheres carregam dois X. Geneticamente, o sexo é determinado pelo fato da pessoa apresentar XX (mulher) ou XY (homem). A mãe transmite para seus filhos o X, enquanto o pai pode transmitir mais um X (formando uma menina XX) ou um Y (formando um menino XY).
A herança mais clássica para o daltonismo está ligada ao cromossomo sexual X. O cromossomo é responsável por transmitir as características hereditários de todos nós. Se uma mulher recebe um cromossomo X com traços para o daltonismo de