citologia
Definição
Célula é a unidade estrutural e funcional comum a todos os seres vivos, sendo que estes podem ser constituídos por uma ou mais células. São elas que realizam todas as funções fundamentais dos seres vivos, como por exemplo, reprodução, crescimento, alimentação, movimentação, reação a estímulos externos e respiração (consumo do oxigênio com produção de dióxido de carbono). Sendo assim, a célula é a menor parte de um ser vivo capaz de desenvolver-se e reproduzir, ou seja, a menor parte de um ser vivo onde reconhecemos as propriedades básicas da vida.
Descoberta
O cientista inglês Robert Hooke, em 1663, preocupado em entender o porquê a cortiça era tão leve, mas ao mesmo tempo flexível e impermeável; resolveu fazer pequenos cortes na mesma e observá-la em um microscópio.
Hooke percebeu então que tais propriedades presentes na cortiça eram decorrentes do ar que preenche as inúmeras cavidades vazias (células) que a constituem.
Em 1838 o botânico alemão Mattthias Schleiden constatou que todos os vegetais eram formados células. Em 1939, o zoologista Theodore Schwann estendeu essa ideia para os animais. Schleiden e Schwann promoveram as noções da célula como a unidade básica do organismo e de que cada célula individual contém todas as características essenciais à vida, embora se tenham inicialmente oposto à ideia de que todas as células nascem a partir da divisão de outras células.
Em 1850, Robert Remak e Rudolf Virchow, declararam que a células se originavam de outras células pré-existentes. Estas premissas, aceitas pela comunidade científica da época, estariam na origem do que viria a ser a teoria celular:
Teoria Celular
Do estudo das propriedades das células, surgiu a Teoria Celular, um dos fundamentos da biologia, inicialmente proposta em 1938 e 1939 por Matthias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882), sendo posteriormente atualizada com o avanço tecnológico e científico. Atualmente a moderna teoria celular estabelece que: