Setor Educativo
O Museu Histórico Nacional (MHN) é, reconhecidamente, um marco na sociedade brasileira quando se pensa em um espaço destinado a preservar, organizar e valorizar aquilo que foi produzido por sujeitos sociais em diferentes períodos históricos. Nesse movimento, tomando em consideração o valioso e vasto acervo que possui o MHN tanto desempenha funções relacionadas à salvaguarda do patrimônio histórico quanto se preocupa com o desenvolvimento das dimensões educacionais em seus espaços.
Nesse quadro, a proposta desta pesquisa que pretendo desenvolver como parte das exigências requeridas pelo Curso de Pedagogia da UFRJ é a de investigar o espaço cultural como uma configuração em que se destaca hoje a ação pedagógica. Para essa empreitada, escolhi o MHN acreditando nas potencialidades do seu setor educativo e, também, por ter vivenciado a experiência de ser mediadora nessa instituição.
Capítulo I
O primeiro capítulo da monografia se concentra na problematização da função pedagógica dos museus de arte frente ao crescimento do potencial educativo destes espaços, que vem se destacando na sociedade pelo entendimento de que a aprendizagem pode se dá em outros lugares que não somente na escola. Nesse processo a mediação pode ser uma ferramenta ou estratégia usada pelos museus com propósitos que devem ser analisadas visto que causam interferências no processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade de ensino. A discussão pretendida é a de perceber de que forma a mediação cultural contribui para essa prática e analisar a estruturação das ações pedagógicas no museu no sentido aferir as relações hoje estabelecidas entre escolas e espaços culturais.
Capítulo II
O segundo capítulo da monografia se ocupará da configuração do setor educativo do MHN: sua criação, quais os circuitos de monitoria são ou foram constituídos, levantamento do registro de quantas exposições contaram com o setor educativo e