ATPS ECONOMIA
Ciências Contábeis
ECÔNOMIA
ANÁLISE DE MERCADO
BRINQUEDOS EDUCATIVOS
Nomes :
Aurea Rafaela Santana RA 3875766164
Daniela Cristina Cipriano RA 3876771203
Dirney Rabelo Alves Carbo RA 4351851043
Florisvaldo Santana RA4300078094
Jose Gomes de Souza RA 1102000802
Profº: Ma Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tutor a distância: José Antônio Quintanilha
SETEMBRO – 2012
Jundiaí
O mercado de brinquedos é dominado pelos eletrônicos. Mas os educativos - simples e coloridos - ainda seduzem as crianças. Eles são brinquedos lúdicos, divertidos - feitos em tecido ou madeira - e também têm uma função pedagógica que garantem espaço entre a criançada e os adultos. Um mergulho entre a fantasia e a realidade. Num setor que movimentou R$ 4 bilhões em 2011, o brinquedo educativo representa 20% do mercado Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. Os dados são da (Abrinq).
Segundo a pedagoga e especialista em brinquedos educativos, Titina Corso, este mercado é seletivo. “É um mercado que cresce a cada dia mais devido à conscientização, então as pessoas vão tomando uma consciência maior de que a educação para os seus filhos vem através do brincar e o brincar com mais qualidade interfere na educação com uma ludicidade maior e, consequentemente, aprendizados muitos mais ricos”, diz a pedagoga. Também podemos citar como consumidores dos brinquedos pedagógicos psicólogos, professores e um dos maiores consumidores é o governo.
Hoje em dia temos diversos programas de incentivo a educação como o P.D.D.E ( Programa Dinheiro Direto na Escola) , que é uma verba destinada as escolas estaduais e municipais pra suprir as necessidades. Outro programa social que também tem feito parceria com o brinquedo pedagógico é um projeto criado recentemente chamado de Inclusão Social onde crianças portadoras de deficiência começam a frequentar a escola pública, e o brinquedo tem um grande valor na educação dessas