TG Quest O Social E Suas Express Es Estudos Disciplinares 3
ALUNO(s)
Maria Lúcia Barbosa Souza - RA-1405564
POLO
Livramento de Nossa Senhora - BA
2014
Ao fazer uma análise sobre a “Questão Social e Suas Expressões” penso que essa situação que vivenciamos é o resultado de muitos anos de exploração das classes subalternas, basta voltarmos a nossa história para compreendermos que tudo que acontece , são sequelas de um sistema antigo, que reflete em nossos dias atuais com o sistema capitalista.
Prosseguimos ainda hoje com as desigualdades sociais, onde os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres. Tal fato, portanto, tem contribuído pra agravar a dramática situação da pobreza no mundo, além das lutas de classes, exploração do trabalho e a exclusão social vêm aumentando continuamente, sobretudo a partir dos anos 90.
A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista, começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o Estado passa a se retirar do campo social com cortes e privatizações. Observa-se que no Brasil as políticas sociais continuam em segundo plano, a área econômica é sempre priorizada, porém, nos tornamos culpados, por sermos sociedade e não nos mobilizarmos contra a opção governamental.
O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes toleradas e ignoradas porque não representam uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, os homicídios e sequestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.
Diante das diversas expressões, vimos que temos que buscar iniciativas como: efetivação dos direitos sociais, ensino público de qualidade, entre outros, e colocarmos a questão social como prioridade para formulação de políticas sociais em benefício das classes