pedagogo
Porém, ele não só tem a função de lecionar, mas também de desenvolver materiais educativos, dedicar-se ao planejamento de atividades didáticas e introduzir novas estratégias de ensino nas diversas áreas da educação.
Para se tornar um pedagogo, é necessário ter formação superior em Pedagogia.
O curso tem a duração média de quatro anos. Sociologia, Didática e Metodologia estão entre as disciplinas estudadas durante o curso.
Aí a sua habilitação para o trabalho profissional se dá através de curso superior de Licenciatura em Pedagogia, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, e é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação. E confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.
É importante salientar que, a área de atuação deste profissional não se restringe somente à sala de aula; ele também pode trabalhar na gestão escolar como supervisor educacional, na assessoria pedagógica de centros culturais, e na organização de projetos educativos para o setor governamental.
Escolas Públicas e Privadas[editar | editar código-fonte]
No ambiente escolar sua presença é obrigatória, seja no setor público ou privado, podendo atuar como professor de séries iniciais e educação infantil, supervisor de ensino, diretor de escola, coordenador pedagógico, orientador educacional e,