relatorio guia alimentar
• Relatório final de experiência. Jaime Daniel da Silva.
O guia visa à alimentação por meio de alimentos e não nutrientes específicos, levando em conta as características socioambientais e culturais de diferentes lugares, o que facilitou, pois não precisei ingerir nada tão exótico e fora da minha realidade. As informações e dicas para várias refeições durante o dia foram válidas em função de pouco tempo em casa que tenho para preparar e consumir os alimentos. Ingestão de frutas, verduras, legumes, além dos tradicionais carboidratos(arroz), leguminosas(feijão) e carnes, foram acrescidas pois estes alimentos ricos em vitaminas não estavam tão presentes na minha alimentação, salvo raras exceções. A ingestão de água e sucos já era costume, uma vez que não sou consumidor de bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Senti tanta facilidade que me senti ansioso pela primeira postagem e o feedback da professora e colegas, e de fato, não estava tudo tão correto assim. Uma vez que no primeiro dia o consumo de frutas e verduras foi zero, além de estar em dúvida se a quantidade de alimento nas várias porções ingeridas durante o dia era correta. Foi alertado da ausência de maior número de frutas, vegetais e legumes nas refeições, o fato de uma baixa quantidade de exercício físico na rotina foi identificado, pois o guia orienta a questão da quantidade de energia gasta e consequentemente as calorias ingeridas durante o dia. Meu peso oscilava muito durante a dieta, mas nunca teve um aumento grande, ou se mantia, ou baixava um pouco.
Acredito ser importante as orientações do guia para se ter uma base de alimentação fundamental, antes de qualquer outra dieta mais específica. Incluo as orientações do guia na minha rotina, principalmente para equilibrar a ingestão de nutrientes básicos para a saúde.