Islamismo
1) A expressão "islã" representa "submissão" e traduz a obediência às regras e aos desejos de Alá (Allah, Deus em árabe).
2) Entre os vários princípios do Islamismo, são regras fundamentais para os mulçumanos as cinco seguintes:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).
3) Xiitas e Sunitas são duas correntes da religião islâmica, se diferenciam em relação ao profeta Maomé e sua descendência. Os Sunitas consideram os sucessores diretos do profeta Muhammad Maomé, já os Xiitas não concordam, para eles o sucessor deveria ser Ali, genro do profeta.
Os Sunitas correspondem a 85% de todos os adeptos da região islâmica do mundo, com uma grande maioria em países como Arábia Saudita, Egito e Indonésia, no entanto, os Xiitas predominam em países como Irã e Iraque.
Embora no Iraque 60% sejam Xiitas, são os Sunitas que compõem o governo e exercem perseguições e repressões à maioria.
5) Tinham como características em comum, o fato de suas populações viverem em condições de pobreza, possuírem dependência econômica do exterior, terem participação secundária num sistema internacional, no caso de países africanos e asiáticos, terem acesso recente à independência política.
6) BRICS faz referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Brasil: tem maior economia da América Latina. Forte potencial no mercado agropecuário, com altos índices de produção de carne bovina e da soja. O país possui o programa pré-sal.
Rússia: tem foco nas matérias primas, petróleo, gás natural e extração de minério. Terceiro maior exportador de grãos, perdendo pros EUA e a União Européia. É uma potência militar.
Índia: Tem grande