Gestão de Pessoas - UAM
Já faz algum tempo que a Gestão de Pessoas passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na sua implementação. No que se refere às práticas e políticas atuais de Gestão de Pessoas, que norteiam as suas ações pode-se dizer que:
(I) O direcionamento estratégico da empresa, o crescimento esperado e o mercado em que tem a intenção de atuar no futuro são aspectos relevantes para o planejamento de gestão de pessoas.
(II) As pessoas deixam de ser avaliadas pelo tempo de serviço prestado à empresa, passando a ser valorizadas em função de sua capacidade de entrega e agregação de valor à empresa.
(III) Devido ao enxugamento das empresas ocorre uma diminuição do espaço ocupacional, sendo que o profissional só poderá se desenvolver mediante sua promoção a cargos mais elevados.
Estão corretas as afirmações: a.
Apenas a afirmação II está correta b.
As afirmações I e III estão corretas c.
As afirmações I e II estão corretas d.
Apenas a afirmação III está correta e.
Apenas a afirmação I está correta
0,2 pontos
Pergunta 2
Em 2006, em workshop sobre internacionalização de empresas, o Prof Arnaldo José França Mazzei Nogueira apresentou o artigo Relações de Trabalho e Internacionalização no Brasil, no qual afirma que: “Na perspectiva das relações de trabalho, as questões se ampliam porque envolvem um conjunto de temas relacionados às relações sociais entre trabalhadores e empregadores, formas de regulação, sindicatos, negociação, conflitos e os mercados de trabalho, políticas de recursos humanos das empresas, etc. Há tensões, conflitos e contradições que devem ser levados em conta e colocados em uma perspectiva mais substantiva e civilizadora que pressupõe processos de negociação entre trabalho e capital na dimensão tanto econômica como política”.