Pedagogo
O presente trabalho é sobre o pedagogo, mais concretamente o que faz esse profissional, onde ele atua e o que realmente seria essa profissão, mostrar que esta surgiu na Idade Média e, que no decorrer dos anos, vem sendo cada vez mais reconhecida.
São objetivos deste trabalho mostrar que esta não atua apenas na área educacional, mas que abrange as mais diversas áreas dentro da sociedade e que é de extrema importância para a formação de outros profissionais.
Está organizado em duas partes. Na primeira mostra onde surgiu essa profissão, o que é e a sua importância. Na segunda optamos por mostrar a área que esta abrange, mostrando que não se resume apenas no campo da educação.
A origem etimológica do termo vem do grego antigo Paidos (criança) e Agode (condução). Segundo Ghiraldelli Junior, o Paidagogo era o condutor da criança. Era ele quem a guiava ate o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber. A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois e na Grécia que nascem as primeiras idéias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
Pedagogo e um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. E importante esclarecermos que o Pedagogo e um estudioso do desenvolvimento humano e sua função e planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes como empresariais, ONGs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros.
Os pedagogos podem ser generalistas ou especializados em alguma área.