Serviços
Parte 01
É INTERESSANTE NA PRIMEIRA PARTE COLOCAR A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA SOCIEDADE DE FORMA + CLARA.
Os projetos de intervenção são um dos caminhos explorados por um universo bastante diverso de artistas interessados em se aproximar da vida cotidiana, se inserir no tecido social, abrir novas frentes de atuação e visibilidade para os trabalhos de arte fora dos espaços consagrados de atuação, torná-la mais acessível ao público e desestabilizadora e menos mercantilizada e musealizada. Tal tendência, marcante da arte contemporânea, é geradora de uma multiplicidade de experimentações artísticas, pesquisas e propostas conceituais baseadas em questões ligadas às linguagens artísticas, ao circuito da arte ou ao contexto sociopolítico.
As linguagens, técnicas e táticas empregadas nesses trabalhos são bastante heterogêneas. Intervenções podem ser ações efêmeras, eventos participativos em espaços abertos, trabalhos que convidam à interação com o público; inserções na paisagem; ocupações de edifícios ou áreas livres, envolvendo oficinas e debates; performances; instalações; vídeos; trabalhos que se valem de estratégias do campo das artes cênicas para criar uma determinada cena, situação ou relação entre as pessoas, ou da comunicação e da publicidade, como panfletos, cartazes, adesivos (stickers), lambe-lambes; interferências em placas de sinalização de trânsito ou materiais publicitários, diretamente, ou apropriação desses códigos para criação de outra linguagem; manifestações de arte de rua, como o graffiti.
Projeto é um conjunto de atividades que trabalham com reconhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos do trabalho, que se organizam ao redor de um problema para resolver. Os projetos partem de questões que precisam ser respondidas a projeto de caráter permanente. Uma das vantagens do projeto é possibilitar as escolhas a partir de um assunto real. Todo o projeto deve e tem de ser reconhecidos por algum órgão protetor (