servico
Lívia Maria de Oliveira Lima
Cruzeiro do Sul - Acre
2014
Lívia Maria de Oliveira Lima
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Compreensão e aplicação do projeto ético-político do serviço social brasileiro.
Cruzeiro do Sul - Acre
2014
Sumário:
- 1. INTRODUÇÃO.
- 2. COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO.
- 3. CONCLUSÃO.
- 4. REFERÊNCIAS.
- 5. ANEXOS
1. Introdução
O Projeto Ético-político que compreende o Conselho Federal de Serviço Social/Conselhos Regionais de Serviço Social (CFESS/CRESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), os sindicatos e as demais associações de assistentes sociais.
Este Projeto Profissional é um texto informativo que valoriza a conduta ética dos profissionais de Serviço Social e está vinculado a um projeto de transformação da sociedade brasileira, todavia o projeto ético-político não se propõe ser um redentor, é necessário ainda que o assistente social entenda sua dimensão política e para que este trabalho ganhe solidez e respeito frente às outras profissões é necessário que ele tenha em sua base um corpo profissional fortemente organizado.
2. COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
O projeto ético-político é debatido desde muito tempo sendo iniciado na transição da década de 1970 a 1980 e este período marca um momento importante para o crescimento, fortalecimento e organização do serviço social no Brasil, marcado especialmente pelo enfrentamento e recusa ao conservadorismo profissional. A característica