Serviços
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
1) A movimentação das contas do patrimônio líquido de uma instituição financeira pode se dar por várias maneiras, e a contabilização deve ser feita em conformidade com os princípios da contabilidade e com as normas do
Conselho Monetário Nacional e do BACEN. Com base nesse contexto, julgue os itens abaixo.
1. O aumento do capital social pela emissão de novas ações, com integralização em dinheiro, deve ser registrado a débito de disponibilidades e a crédito da conta do patrimônio líquido representativa do capital social.
2. O ágio recebido pela subscrição de ações deve ser registrado a débito das reservas de capital.
3. A reserva legal constituída a partir de u ma parcela do lucro líquido deve ser registrada a crédito de uma reserva de capital. .
4. O resultado líquido do exercício deve ser transferido para a conta de prejuízos acumulados, antes de sua destinação final para os acionistas ou reservas. 5. As ações em tesouraria devem apresentar saldo devedor.
Fonte: CESPE, Concurso para Analista do Banco Central.
RECEITAS E DESPESAS
2) O plano de contas das instituições financeiras estabelece os critérios de registro e classificação das receitas e despesas. Considerando as disposições normativas do BACEN acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
1. As receitas de juros decorrentes de empréstimos concedidos por instituições financeiras devem ser contabilizadas de acordo com o regime de caixa, ou seja, apenas pelo recebimento.
2. As despesas financeiras de obrigações por empréstimos devem seguir rigorosamente o regime de competência mensal.
3. A conta de rendas a apropriar de títulos descontados deve apresentar saldo credor, para retratar a parcela de receita futura a ser apropriada e, ao mesmo tempo, para ajustar o ativo correspondente ao seu valor presente.
4. O valor de face dos títulos descontados deve ser mantido como saldo final na conta do ativo correspondente, independentemente do