serviços prestados pelo mercado virtual
Roberto de Pádua Carvalho Reis 3 DESCRIÇÃO DO CASO Nos dias atuais, a Internet é tida como um dos direitos fundamentais das pessoas, porque as mesmas não conseguem mais viver sem ela. E a nova tendência é utilizar a internet e os meios eletrônicos pra qualquer ato na vida de todo mundo. A pura e simples venda de produtos através dos meios eletrônicos parece estar virando “a mais nova moda”, por mais complicado que possa parecer pra quem ainda não está habituado ao uso dos aparelhos. No comércio eletrônico atual o grande trunfo tem sido na prestação de serviço que as lojas virtuais estão agregando aos seus relacionamentos sociais. Cobra (2003) destaca que o ser humano possui necessidades e desejos e que precisa de recursos disponíveis para satisfazê-los. Os desejos e as necessidades são amplos, os recursos, não são. O ser humano busca o consumo com maior ou menor moderação de acordo com suas preocupações de vida social. E que, o processo de tomada de decisão de consumo é preparado mais emocional do que racionalmente.
As empresas que oferecem soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet cada dia que passa, se torna mais comum.
O case proposto analisa justamente essa temática. A prestação de serviços via internet. Descobrir como funcionam os bastidores desse serviço, como conhecer o cliente e sua real necessidade sem que haja um contato físico ou de boca a boca. Indo de encontro ao mercado virtual, e ao que ele pode oferecer, analisamos o conceito de serviço e o que o caracteriza.
"Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não está vinculada a um produto físico”. (KOTLER. 1998. p.412).
Partindo deste princípio, e sabendo