Os Pré Socráticos
Os chamados pré-Socráticos são certos filósofos da Grécia Antiga que antecederam Socrátes,como o próprio nome sugeri .Eles tiveram grande importância pois deram base ao pensamento filosofo da atualidade e foi a partir deles que o mito foi deixado de lado para adotar-se um pensamento mais lógico e reflexivo.
Por apresentarem certo fascínio perceptível pela natureza, em suas épocas, os pré-Socráticos foram chamados de Fisícos,do grego antigo physis que traz consigo o significado de ‘’natureza’’ .
Ao abandonar o pensamento mítico, os pensadores ficaram espantados com a multiplicidade dos elementos da natureza e começaram a se perguntar cada vez mais sobre eles, devido ao fato de os filósofos á considerar como fonte única dessa multiplicidade, inicia-se a busca pelo princípio ou elemento primordial que explicaria a origem de toda a existência, o chamado Arqué.
Tales dizia que quando densa a água, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos novas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo, originando todas as coisas existentes.
Contribuição dada para outras áreas do conhecimento
Na esfera da Filosofia, Tales se contrapôs à mitologia e indagou a origem do universo; na Matemática, investigou aspectos da natureza, questionou e elaborou teoremas acerca das propriedades matemáticas presentes nos números e nas figuras. Ele também teria formulado teoremas de fundamental importância para a Geometria e realizado um feito inédito: calculou a medida das pirâmides através de suas sombras.
Pitágoras supôs que na natureza, tudo seguiria fundamentos matemáticos, como em respeitar formas geométricas ou ser quantificado por números. Diferente da ideia adotada na matemática que os números são entes abstratos, a noção pitagórica destes era que de são entes concretos e reais.
Contribuição dada para outras áreas