serviços hospitalares
Este trabalho tem como objetivo apresentar as Empresas Brasileiras de Serviços Hospitalares (EBSER), como uma nova gestão e como se encontram os hospitais universitários federais, os HUFs, e o papel políticoque ele vem desenvolvendo na comunidade inserida, através do exercício do ensino, da pesquisa e da extensão, através da assistência à saúde.
São responsáveis por grande parte das pesquisas clínicas na área biomédica e pela formação de um expressivo número de profissionais de saúde, em nível de graduação e pós-graduação (Reis e Cecílio, 2009). São instituições cuja gestão está subordinada à Universidade Federal da qual corresponde, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) por sua frente de ensino, e ao Ministério da Saúde (MS) pela vinculação ao sistema de saúde pública.
DESENVOLVIMENTO
Com o objetivo de apresentar como se encontram os Hospitais Universitários Federais, (HUFs), o autor nos mostra que estes os mesmos estão inseridos em um contexto histórico produtivista, são instituições cuja gestão está subordinada à Universidade Federal da qual corresponde, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) por sua frente de ensino, e ao Ministério da Saúde (MS) pela vinculação ao sistema de saúde pública.
Na década de 1990, os HUFs são inseridos na rede de saúde pública e passam a ser remunerados pelo Ministério da Saúde (Reis e Cecílio, 2009 apud SODRÉ et all 2013). A "parceria" entre o SUS e os HUFs está prevista no artigo 45 da Lei Orgânica da Saúde (LOS).
Art. 45. Os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino integram-se ao Sistema Único de Saúde (SUS), mediante convênio, preservada a sua autonomiaadministrativa, em relação ao patrimônio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extensão nos limites conferidos pelas instituições a que estejam vinculados. (Brasil, 1990)
Com a finalidade de exercer o ensino, a pesquisa e a extensão, através da assistência à saúde, estes hospitais são