fISIOLOGIA
A fisiologia humana é o ramo da ciência que se preocupa com o estudo do funcionamento e equilíbrio do corpo humano, assim, destina-se a explicar os fatores físicos e químicos que estão envolvidos com a origem e propagação da vida humana.
A fisiologia inicia seus estudos com as células que compõem os órgãos, após buscar decifrar o equilíbrio harmônico, de vários órgãos em conjunto, do funcionamento dos sistemas orgânicos. Mas não bastaria apenas entender o equilíbrio funcional celular e sistêmico, sem voltar o olhar para o ambiente em que tais células estão dispersas: o meio interno.
Sendo assim, com o estudo da fisiologia objetiva-se perpassar por esses vários cenários orgânicos.
HOMEOSTASE E PROTEÇÃO
A HOMEOSTASE
O nosso organismo tem a capacidade de manter suas funções constantes dentro de certos limites, chamada de homeostase.
Esse termo foi proposto por Cannon (1939) e pode ser hoje discutido no nível da fisiologia celular, dos indivíduos e até das populações. Aliás, o famoso fisiologista Claude Bernard já salientava que a constância do meio interno é a condição básica para a vida.
A capacidade de homeostase depende de feedback ou retroalimentação. O aumento ou a diminuição de uma determinada função provoca uma alteração (física ou química) no organismo; essa alteração desencadeia uma reação para a correção funcional, garantindo o equilíbrio dinâmico dessa função. Podemos entender melhor com um exemplo, o da regulação do ritmo respiratório:
1. Aumento da concentração de CO2 presente no sangue que passa pelo bulbo, no encéfalo.
2. Ativação de centro respiratório, que manda estímulos para o diafragma.
3. Aumento do ritmo de contrações do diafragma, aumentando o ritmo respiratório.
Conseqüência: diminuição da concentração do CO2 no sangue, inibindo o centro respiratório e conseqüentemente reduzindo o ritmo respiratório.
METABOLISMO E NUTRIÇÃO
O METABOLISMO
O nosso organismo realiza, a cada segundo, milhares de