Obra de Salvatore Ferragamo
Esse trabalho tem como objetivo, sintetizar, por meio de pesquisas à diversas fontes, a hisória – vida e obra – de Salvatore Ferragamo.
Observando sua evolução em meio ao cenário hisórico da época, e suas diversas criações que servem de inspiração até hoje, sendo assim diagnosticar o porquê do seu sucesso como Designer de sapatos, e a sua importante participação no mundo da moda.
Vida
Salvatore Ferragamo, filho de agricultores, nasceu em 5 de junho de 1898, em Bonito, vilarejo a 100 quilômetros de Nápoles, na Itália. Aos onze anos foi aprendiz de sapateiro e aprendeu tudo sobre a profissão.Aos 13 anos abriu uma sapataria em sua cidade natal, onde desenhava modelos exclusivos.Tinha seis assistentes que cosiam à mão os sapatos, assim eles tinham estilo aliado à qualidade, devido as características de seus produtos, já tinha considerável número de clientes napolitanas, que estavam satisfeitas com seu trabalho.
Seu irmão mais velho, estava morando nos Estados Unidos, e Salvatore, com 14 anos, buscando novos horizontes foi encontrá-lo. Ele trabalhava em uma grande empresa de calçados, em Boston. Ficou fascinado com as máquinas modernas e métodos de trabalho, mas ao mesmo tempo, diagnosticou os problemas da produção em larga escala
Aos vinte anos mudou-se para Santa Barbara, na Califórnia, junto a outro irmão, onde abriu uma loja de conserto de sapatos. Algo artesanal, mas com influencias da sua experiência de observação das indústrias. O ramo cinematográfico estava no auge, e Salvatore passou a desenhar e produzir sapatos para os figurinos, além disso começou a receber encomendas de sapatos sob medida das maiores estrelas da época, como Ava Gardner, Marilyn Monroe e Greta Garbo.
Não queria peças que fossem somente belas, Salvatore vivia uma constante busca por "sapatos que se ajustassem perfeitamente", para isso estudou anatomia humana, a engenharia química e matemática na Universidade de Los Angeles. Lá aprendeu que o peso do corpo é exercido