Italia
Colégio Estadual Visconde de Itaboraí
Alunos: Luisy Costa, Paula Marques e Tarik Figueiredo Nº: 29, 37 e 43
Profº: Carla
Turma: 1001
Itália
Itália (em italiano: Italia), oficialmente República Italiana (em italiano: Repubblica Italiana), é uma república parlamentar unitárialocalizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano. Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior de Itália, enquantoCampione d'Italia é um enclave italiano na Suíça. O território do país abrange cerca de 301 338 km² e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 60,6 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa da Europa e a 23ª do mundo.
Principais Atividades Econômicas Italianas
Desde o final da Segunda Guerra Mundial a Itália tem experimentado profundas mudanças econômicas, o país, ainda atrasado em muitos aspectos, possui uma renda per capita de apenas 36% [1] e 42,2% da população ainda trabalha na agricultura. Graças a um processo contínuo de crescimento econômico que durou até final dos anos noventa, a Itália veio a se tornar, nas décadas seguintes, uma das maiores potências econômicas mundiais.
Na fase de crescimento a redução gradual do setor primário (agricultura , pecuária e pescas ), em favor do indústria e do setor de serviços (em particular, durante os boom econômico dos anos 50 aos 70) foi acompanhada por mudanças profundas na área de produção e como resultado da migração massiva do Sul para as áreas industriais do Centro - Norte graças a um novo e forte impulso de urbanização , associada à transformação paralela do mercado de trabalho . A fase de industrialização tornou-se realidade na década 80 , desde que começou a