Itália
Itália
História Econômica II
Introdução
A República Italiana é uma republica parlamentar unitária que está localizada no centro-sul da Europa. O país tem cerca de 301.330 km², apresenta o clima temperado sazonal e é a quinta nação mais populosa da Europa com 60,6 milhões de habitantes.
É considerado o 24º país mais desenvolvido do mundo e seu índice de qualidade de vida está entre os dez primeiros. Tem um elevado PIB nominal per capita e goza de um alto padrão de vida. Além disso, possuiu a terceira maior reserva de ouro e o sexto maior orçamento publico do mundo. A Itália tem um elevado nível de escolaridade publica e é uma nação altamente globalizada.
A história da Itália atuou fortemente na cultura e na sociedade não só de toda a Europa como também em todo o mundo. Foi o berço da civilização etrusca, da magna Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas do Humanismo, do Renascimento e do fascismo.
A história da Itália
Idade Média
Depois da queda do Império Romano do Ocidente, o território da península se dividiu em vários estados. O mais resistente entre eles foram os Estados Pontifícios, que duraram até a tomada italiana de Roma e que mais tarde foi reconstituído como o Vaticano.
Unificação
Na segunda metade do século XIX, a Peninsula Itálica estava dividida em vários reinos, que eram Estados independentes. Alguns destes reinos eram governados de forma autoritária por famílias reais da Áustria e da França. A Igreja Católica também tinha grande poder politico em algumas regiões.
Ainda não havia um país com nome de Itália com poder centralizado, não havia unificação de leis, moeda, língua e sistema político.
O movimento de unificação teve ínicio e foi liderado pelo reino de Piemonte-Sardenha. Por ser uma região mais desenvolvida do que o centro e o sul, a nobreza dessa parte do reino e principalmente