Moda séculos 10, 20 e 30
A primeira década do século XX foi um período de total transformação na moda, a Europa e América vinham de um período de prosperidade celebrado com grandes festas, bailes e jantares de gala regados com muito luxo, porém em julho de 1914 teve início a 1ª Guerra Mundial, além de outros acontecimentos impactantes, como a Revolução Russa e a popularização do rádio, esses entre outros fatos trouxeram consequências marcantes na maneira com que as pessoas se vestiam e se comportavam.
Em 1910 o uso das roupas pretas e brancas se tornou comum, combinando com outras cores de tons fortes, como o violeta, azul-safira e o rosa, já que o clima de luto aos mortos e feridos da guerra pairava sobre o mundo, foi então que as revistas de moda estampavam, pela primeira vez em suas páginas, roupas inteiramente escuras. Nesse período a gola alta caiu em desuso dando lugar ao decote junto ao pescoço; outra peça muito tradicional que caiu em desuso foi o corset, dando lugar a roupas mais confortáveis e esportivas, como o maiô.
A tendência do “confortável” teve seu ápice nessa época, pois foi um marco na história das mulheres na sociedade: elas começaram a ser parte significativa do mercado de trabalho, posto que antes pertencia somente ao homem. Tanto as mulheres de classe baixa quanto as de classe média e alta estavam trabalhando. As de classe baixa trabalhavam nas fábricas e exerciam atividades masculinas. Já as mulheres de classe média e classe alta eram chamadas para ajudar nos orfanatos, enfermarias e outros setores. O trabalho e suas atividades exigiam roupas mais práticas e confortáveis, tivemos então a popularização dos uniformes, que surgiram para as mulheres de classe mais baixa, compostos muitas vezes por calças, uma peça que até então era exclusividade dos homens, isso mudaria drasticamente a moda, porém mulheres de classes mais altas não costumavam usar calças. Em 1915, as saias encurtaram agora mostrando os tornozelos e, depois, a metade da barriga da perna. O