A moda da primeira metade do século xx
A MODA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
JAPÃO
2012
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira cronológica um pouco sobre a moda na primeira metade do século XX, ou seja, a moda dos anos 10, 20, 30 e 40, quando começou a ganhar características dos dias atuais e também acabou sendo inserida no contexto das suas grandes guerras mundiais. Começaremos relatando sobre os marcos da ruptura com a moda do século XIX e o desenvolvimento desta ao longo dos primeiros anos do século.
A MODA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
O início do século foi marcado por a moda se insere no contexto de grandes inventos, mudanças e avanços tecnológicos. A França está no auge da Belle Époque, e vão ocorrendo as transformações que levam a moda ser o que é hoje.
As vestimentas eram extravagantes, luxuosas porém aos poucos começam a perder os excessos. Era constante o uso de plumas, tecidos como o tule , mousseline de seda, chiffon, crepe da China eram os mais usados, em tons rosados e malva. Durante o dia os vestidos eram fechados e à noite eram bem decotados para que as jóias pudessem ser exibidas. Os homens continuavam usando as sobrecasacas e as cartolas, os jovens usavam clças curtas com meias até o joelho. Damos destaque ao chapéu homburg, frequentement usado pelo príncipe de Gales. Podemos destacar Paul Poiret, muito importante nas duas primeiras décadas, que libertou as mulheres dos espartilhos, proporcionando uma roupa mais simples e solta porém sem deixar de lado a elegancia. Seus vestidos eram usados principalmente em festas noturna. Entretanto, onde estoura a Primeira Guerra Mundial, as mulheres passam a assumir um papel antes desempenhado pelo homem, mudando de postura na sociedade tendo que trabalhar para o sustento da família. As roupas de Poiret já não eram tão adequadas a essas necessidades. Um exemplo de roupa que fez parte desse novo estilo de vida feminino foi o shirtwaste. Ocorreu uma