História da Moda-Legado de Salvatore Ferragamo
ÍNDICE
Introdução
2
Biografia
3
Ideias, modelos, invenções
11
O sapateiro das estrelas
21
Museu Salvatore Ferragamo
23
Ferragamo’s na actualidade
27
Conclusão
30
Bibliografia
31
Anexo - Cronologia biográfica
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objectivo explorar o legado de Salvatore Ferragamo, o “sapateiro de sonhos” e “das estrelas”.
Salvatore Ferragamo atribuiu ao design de calçado um papel de liderança no palco do mundo, ao criar obras de arte, bem como um espaço independente de pesquisa da “forma”, materiais, cores e técnicas de produção. Dedicou a sua vida aos sapatos e revolucionou o design do calçado ao introduzir estudos de anatomia, materiais inovadores, inspiração artística e técnicas de produção totalmente artesanais em larga escala.
Citando Salvatore, “Não existe nenhum limite para a beleza, nenhuma saturação no design, nem barreiras no uso de materiais que um sapateiro possa aplicar nas suas criações, de forma a que cada mulher possa ser uma princesa; e cada princesa, uma rainha de um conto de fadas”.1 Foi um dos responsáveis por mostrar ao mundo a mestria italiana na arte da sapataria. Podemos considerá-lo como aquele cujo trabalho conferiu à etiqueta “Made In Italy”, todo o prestígio que, actualmente e há muitos anos, goza.
Em termos de estrutura, inicia-se com a biografia de Salvatore Ferragamo, seguida das suas principais invenções, modelos, materiais e técnicas aplicadas e destaque de algumas das suas criações para clientes famosos. Faz-se uma breve apresentação do Museu Salvatore Ferragamo e uma síntese do que é o império Ferragamo’s na actualidade.
BIOGRAFIA
Salvatore Ferragamo nasceu em Bonito, perto de Nápoles, Itália, em 1898, no seio de uma família numerosa (11º de 14 irmãos), dedicada à agricultura. Desenvolveu o seu primeiro par de sapatos com apenas 9 anos. Dadas as carências económicas de seus pais e a incapacidade de comprar sapatos para a filha que iria