SERVIÇOS MEDICOS HOSPITALARES
Introdução 4
Desenvolvimento 4
Conclusão 8
Introdução
O Sistema de Saúde brasileiro caracteriza-se, em geral, pela precariedade de seus procedimentos e serviços, a qual pode ser expressa pela demora de atendimento aos usuários, pela falta de leitos e, ainda, pela falta de capacitação e treinamento de considerável parcela dos profissionais da saúde resultando numa acumulação de erros em procedimentos e atividades e, conseqüentemente, na falta de qualidade. Esta realidade se deve, em parte, a deficiências na Gestão do sistema de prestação de serviços médico-hospitalares, mais especificamente, da Gestão da Qualidade em tais instituições. Isso tem justificado esforços governamentais e das instituições hospitalares para implantação de programas de gestão da qualidade, com o objetivo de promover a garantia e a melhoria dos serviços prestados, bem como, a redução de desperdícios. Este projeto de dissertação tem por objetivo analisar as práticas e os problemas de Gestão da Qualidade em três instituições hospitalares da cidade de São Carlos – SP.
Visando identificar e propor um conjunto de ações e recomendações que possam ser utilizadas para a implantação da Gestão da Qualidade para esse tipo de instituição.
Desenvolvimento
Os conceitos e fundamentos da Qualidade;
Qualidade nos serviços públicos de saúde
Oferecer a sociedade serviços de saúde que atendam suas necessidades
Qualidade nos serviços privados de saúde: Avaliação sistemática de um conjunto de atributos esperados no desempenho de áreas, organizações e serviços relacionados ao setor de saúde suplementar
Principais metas da Qualidade para os Serviços prestados:
• Eliminar