Serviço social na instituição hospitalar
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
OZÉLIA CHAGAS DE SOUSA
SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
Açailândia – MA
2013
OZÉLIA CHAGAS DE SOUSA
SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
Artigo apresentado ao Curso de Serviço Social do Instituto de Faculdade Aberta Integrada de Açailândia do Maranhão - FAIAMA como requisito para obtenção de nota.
Açailândia – MA
2013
SERVIÇO SOCIAL NO AMBITO HOSPITALAR
O Serviço Social tem na questão social um dos elementos fundante da profissão, uma vez que seus profissionais historicamente trabalham na execução das Políticas Sociais Públicas que constituem respostas às diversas expressões da questão social produzidas pela sociedade capitalista.
Na contemporaneidade, os profissionais do Serviço Social têm se deparado tanto com o aprofundamento da questão social, em função das suas novas configurações, e, consequentemente com o aumento de demandas no seu cotidiano profissional, quanto com a desqualificação dessa mesma questão social.
Nesse sentido, a despeito do quadro que se apresenta, segundo Yasbeck (2001, p. 36) está em curso “[...] uma forma despolitizada de abordagem da questão social, da pobreza e da exclusão social fora do mundo público e dos fóruns democráticos de representação e negociação dos efetivos interesses em jogo”.
A função universal do Serviço Social é a intervenção naquelas dificuldades sociais que impedem a sobrevivência dos indivíduos e nas que limitam sua capacidade de desenvolvimento bio-psico-social, sobre a base de elementos operacionais diferenciados: indivíduos, grupos ou comunidades.
No ambiente hospitalar, essa intervenção é de vital importância, porque a situação básica que afeta os indivíduos que são atendidos é a recuperação da saúde.
O papel do assistente social na equipe hospitalar está relacionado com os fatores sociais que intervêm na promoção da saúde, na prevenção das doenças; na cura, convalescência e reabilitação dos