Serviços ecossistêmicos
INSTITUTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: ECOLOGIA III ECOSSISTEMAS
Serviços Ecossistêmicos e Produção de Maçã
SALVADOR
2014
BRUNO BORGES
JOÃO ARAÚJO
LUCÍLIA AQUINO FREITAS
REJANE SILVA
Serviços Ecossistêmicos e Produção de Maçã
Atividade elaborada como critério de avaliação na disciplina ministrada pelo professor Mauro Ramalho.
SALVADOR
2014
Uma das questões levantadas após a palestra ministrada foi como aumentar a produção de maçã, identificando os serviços ecossistêmicos abordando o papel do polinizador e quais serviços que principalmente estariam faltando além de sugerir algumas medidas.
O serviço ecossistêmico é um processo natural pelo qual os ecossistemas e as espécies que os compõem sustentam e beneficiam as populações humanas. Podem ser classificados como: de Produção - bens produzidos ou aprovisionados pelos ecossistemas (alimento, fibra, recursos genéticos, lenha, água doce e bioquímicos); de Regulação -benefícios obtidos da regulação dos processos de ecossistema(regulação do clima, regulação de doenças, regulação de cheias e destoxificação); Culturais - benefícios não materiais obtidos dos ecossistemas(educacional, espiritual, recreacional, estético, inspiracional e simbólico); de Suporte - serviços necessários para a produção de todos os outros serviços (formação do solo, ciclos dos nutrientes e produtividade primária)(FONSECA, 2014).
No caso retratado o serviço ecossistêmico que é mais importante por afetar a produtividade da maçã é a polinização a qual ocorre devido a transferência de grãos de pólen da antera (parte masculina) para o estigma (parte feminina) para que haja formação de frutos e sementes. Essa polinização pode se dar através dos ventos, águas e principalmente por agentes polinizadores como o exemplo de abelhas. Por possuírem estruturas anatômicas especializadas para transporte de polén (pelos) os agentes polinizadores se