estudos sociais
Segundo H. Odum (1971), o ecossistema é “qualquer unidade que inclui a totalidade dos organismos em uma determinada área interagindo com o meio ambiente físico, de modo que um fluxo de energia promove a permuta de matérias entre os componentes vivos e abióticos”; salientando que cada um desses fatores influencia as propriedades do outro e cada um é necessário para a manutenção da vida (Odum, 1988), e através dessas variações são produzidos uma série de funções indispensáveis à humanidade.
Ambiente
Há um uso generalizado e amplo dos termos Ambiente e Ambiental, do que incorrem muitas vezes distorções em sua aplicação (Chirstofoletti, 1999). Para Brackley (1988 apud Chirstofoletti, 1999), ambiente é usado para referir circunstâncias nas quais vive o homem.
Serviços Ecossistêmicos
Em 1997, Daily elaborou o conceito Ecosystem Services (Serviços Ecossistêmicos - SE) como sendo “as condições e processos através dos quais os ecossistemas naturais sustentam a vida humana”.
Os bens de consumos (os bens sintéticos em especial) produzidos pelo homem variam em tamanho e função. Esses bens vão desde microchips a caminhões. Esses bens estão a nossa volta e os vemos e os utilizamos o tempo todo. Da mesma forma, contamos com os serviços prestados pelo homem, como energia elétrica, tratamento e distribuição de água, internet dentre outros.
Assim como as empresas fabricam bens e serviços, a natureza também o faz. Estamos familiarizados com os bens produzidos pela natureza como, por exemplo, alimento, água, fibras dentre outros. Por outro lado, estamos menos familiarizados com os serviços que a natureza presta para nós e para todo ecossistema.
Alguns dos muitos serviços que dão suporte a vida prestados pela natureza diariamente nos oceanos, nas florestas, nas áreas úmidas (o Pantanal mato-grossense, por exemplo), pastagens dentre outros são:
Filtragem natural da água
Regulação dos climas
Ciclo de nutrientes
Polinização
Controle de pragas