Serviços ambientais
Serviço Ambiental é a capacidade da natureza de fornecer qualidade de vida e comodidades, ou seja, garantir que a vida exista para todos e com qualidade, ar puro, água limpa e acessível, solos férteis, florestas ricas em biodiversidade, alimentos nutritivos em abundância, etc. A natureza “trabalha” para a manutenção da vida e de seus processos e estes serviços realizados pela natureza são chamados de serviços ambientais.
Os serviços ambientais são classificados em: Serviços de Provisão, Serviços Reguladores, Serviços Culturais e Serviços de Suporte. Cada um desses serviços tem sua importância para a sociedade e a vida no planeta.
. DESENVOLVIMENTO
2.1. Serviços Ecossistêmicos
Podemos ver a divisão dos serviços ecossistêmicos no quadro abaixo:
2.2. Serviços de Provisão
Os serviços de provisão incluem os produtos obtidos dos ecossistemas, tais como alimentos e fibras, madeira para combustível e outros materiais que servem como fonte de energia, recursos genéticos, produtos bioquímicos, medicinais e farmacêuticos, recursos ornamentais e água. Sua sustentabilidade não deve ser medida em termos de fluxos, isto é, quantidade de produtos obtidos em determinado período. Deve-se proceder a uma análise que considere a qualidade e o estado do estoque do capital natural que serve como base para sua geração atentando para restrições quanto à sustentabilidade ecológica. Faz-se necessário observar os limites impostos pela capacidade de suporte do ambiente natural de maneira que a intervenção antrópica não comprometa irreversivelmente a integridade e o funcionamento apropriado dos processos naturais.
Dados da produção mundial de alimentos ilustram o aumento na geração dos serviços de provisão. Entre 1961 e 2003 a produção de alimentos teve um incremento de mais de 160%, tendo a produção de cereais aumentado 2,5 vezes, a produção de carne bovina e de ovelha cerca de 40% e a produção de carne suína e de aves incrementado 60 % e 100%, respectivamente,