Serviços Ambientais
Serviços ambientais (ou serviços ecossistêmicos) são os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas.
Os exemplos incluem proteção contra desastres naturais, controle da erosão, polinização das flores pelas abelhas, fertilização do solo pelas fezes de animais, decomposição de animais e plantas por microrganismos. As florestas fornecem madeira, alimentos, substâncias medicinais e fibras, purificam a água, regulam o clima e produzem recursos genéticos. Os sistemas fluviais disponibilizam água doce, energia e recreio. As zonas úmidas costeiras filtram os resíduos, mitigam as cheias e servem de viveiro para a pesca comercial. Esses são alguns dos exemplos dos serviços que os ecossistemas fornecem.1 2
Os serviços podem ser classificados da seguinte forma:1 3
Serviços de Provisão: Produtos obtidos dos ecossistemas: Alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira.
Serviços de Regulação: Benefícios obtidos da regulação de processos ecossistêmicos: Controle do clima, polinização, controle de doenças e pragas.
Serviços Culturais: Benefícios intangíveis obtidos dos ecossistemas: Religiosos, culturais, sociais, patrimoniais, paisagístico.
Serviços de Suporte: Serviços necessários para a produção de todos os outros serviços ecossistêmicos: Ciclagem de nutrientes, formação do solo, produção primária.
Segundo a Embrapa,
"Uma das principais questões debatidas atualmente quando se trata das relações entre os sistemas econômicos e os sistemas ecológicos ou ambientais refere-se ao processo de se associar valores econômicos aos bens e serviços ambientais. O processo de valoração econômica do meio ambiente tem-se constituído em um amplo e importante campo de pesquisas teóricas e trabalhos empíricos. Os estudos da economia do meio ambiente e dos recursos naturais baseiam-se no entendimento do meio ambiente como um bem público e dos efeitos ambientais, como externalidades geradas pelo funcionamento da economia.