Maquina de Lavar Roupas
As mulheres lavavam suas roupas batendo contra os pedregulhos e retirando as sujeiras nas águas de um rio. As tripulações dos navios costumavam colocar a roupa suja num saco amarradas fora de bordo em cordas no topo, deixavam que a água agitasse as roupas com o balançar do navio.
Lavar as roupas à mão era uma das mais duras tarefas do lar. Era muito cansativo para os braços das mulheres e muitas vezes, davam queimaduras. Muitas mulheres pagavam a outras para lhes lavarem a roupa, ou então mandavam a uma lavanderia que usava exatamente o mesmo processo.
A história da evolução das máquinas de lavar roupa remonta, como seria de esperar, à revolução industrial. Ainda assim, só no início do século XX, com a invenção do motor elétrico é que a máquina começou de fato a funcionar. LINHA DO TEMPO
1797- A primeira máquina de lavar era manual, chamada de Scrub Board, tábua de lavar roupa. Funcionava como o movimento das mãos esfregando a roupa na tábua de lavar, acionada por uma alavanca que movia uma superfície sobre a outra, removendo a sujeira.
1874- O comerciante William Blacktone inventou uma máquina para a sua mulher. Ela removia a sujeira através de uma tina onde estava uma tábua de madeira lisa com seis estacas, acionada por manivela. A roupa passava entre as estacas, água quente e sabão. 1900- Surgiram as máquinas que além de lavar, torciam a roupa com a utilização de tinas de metais. Após, apareceram as máquinas a motores, alimentadas por gasolina ou a vapor, substituindo as manivelas. Em 1908, o engenheiro americano Alva John Fischer fabricou a primeira máquina de lavar elétrica anexando um motor ao modelo tradicional de lavadora de roupa a manivela. A Hurley Machine Company, sediada em Chicago, apresentou o produto.
1920- O sistema evoluiu, sendo adotado o tambor mecânico, utilizado nos dias de hoje e o mais seguro. A exigência dos consumidores na hora da comprar era definida através da qual não estragasse a roupa,