Arte
Na culinária, marisco são animais extraídos do mar, tais como crustáceos, moluscos e outros pequenos animais marinhos, com exceção dos peixes. O Marisco é também chamado de fruto do mar.
Os vários tipos de marisco são fontes de nutrientes essenciais. Grande parte deles fornecem vitamina B, que é necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável. Fornecem também zinco, que é um elemento importante para a produção de proteínas, cicatrização de feridas e desenvolvimento dos órgãos do aparelho reprodutor. Os mariscos possuem igualmente outras vitaminas e minerais, em maior ou menor proporção, incluindo as vitaminas B1, B2, selénio, cálcio, magnésio e iodo.
Bivalves
Estes organismos caracterizam-se pela presença de uma concha carbonatada formada por duas valvas. Esta concha protege o corpo do molusco, entre elas há o pé muscular e os sifões inalantes e exalantes para a entrada e saída da água, que traz oxigênio, depois absorvido por difusão direta pelas lâminas branquiais, assim como alimento e também aumenta o risco de intoxicações, pois este tipo de alimentação é comum em animais fixos representando um grande risco caso a ostra e/ou marisco entre em contato com poluição. O grupo surgiu no Câmbrico e é atualmente muito diversificado, com cerca de 15,000 espécies. A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das brânquias nos organismos vivos, e pelas características das valvas nos bivalves fósseis. O mexilhão, amêijoa e a conquilha são exemplos populares de bivalves que servem como alimento ao Homem.
Moluscos
Constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas. O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade