Serviço à francesa
Para satisfazer completamente as exigências da clientela, e muito importante oferecer, além da boa cozinha também um acolhimento e um serviço adequada ao local.
A escolha de um tipo de serviço pode caracterizar todo o restaurante a deixar uma boa lembrança para quem o freqüenta.
A partir do século XVII, após os luxos do período renascentista que é caracterizado por grandes banquetes nas cortes entre as famílias nobres francesas, difundiu-se o serviço à mesa na própria casa com a chegada de Catarina de Medici, difundiram-se os talheres, surgindo assim o nascimento das primeiras manufaturas Lemonegese Solange, o uso da porcelana introdução de copos em grande escala.
Tudo isso contribuiu na criação dos pressupostos de um verdadeiro serviço à mesa incluindo disponibilidade pessoal de serviço.
O antigo costume das ricas cortes francesas de uma sucessão de mesas de alimentos diferentes para serem consumidos na ordem de sabores, consistência e efeitos digestivos deu lugar ao serviço de pratos sucessivos, cada um representando uma das mesas de cada etapa do serviço antigo
[pic]
2- As Etapas do Serviço à mesa:
Quando o cliente estiver sentado à mesa, tem início o serviço propriamente dito boa organização fará a diferença. É boa norma que não se aproxime da mesa muitas pessoas ao mesmo tempo, mas que se respeitem uma seqüência do inicio ao fim do serviço.
➢ A primeira pessoa que se aproxima da mesa é o maitre, que dá as boas vindas ao cliente certificando-se que esta à vontade. Em seguida o sommelier pergunta ao cliente se este deseja um aperitivo. Antes de perguntar ao cliente o sommelier já devera ter verificado se este já não o tomou no bar ou na sala de espera.Em seguida o chefe da sala pergunta ao cliente que tipo de água gostaria de tomar, já que é a primeira coisa que deve ser levada a mesa.
➢ E tarefa do maitre propor o cardápio descrevendo brevemente sua organização