Copa do Mundo 2014 - França
A seleção francesa é uma das mais tradicionais e vitoriosas do futebol mundial. Porém só se tornou uma potência a partir da década de 80, ao conquistar um 4° lugar na Copa do Mundo de 1982, o título da Eurocopa e dos Jogos Olímpicos de 1984 e o 3° lugar na Copa do Mundo de 1986. Um dos grandes destaques desta equipe vitoriosa era Michel Platini, um dos melhores jogadores do mundo na época e um dos maiores jogadores da França na história.
A Seleção Francesa, conhecida como “Les Bleus” ou “Azuis” em referência ao seu inconfundível uniforme azul, teve o seu ápice na década de 90 em que, comandada por grandes destaques como Zinedine Zidane e Thierry Henry, chegou às semifinais da Eurocopa de 1996 e conquistou o inédito título da Copa do Mundo de 1998, que ocorreu em solo francês. Dois anos depois, venceram a Eurocopa de 2000.
Referência “Les Bleus”: http://www.mantosdofutebol.com.br/2014/02/historia-da-camisa-da-selecao-franca/
CULTURA
Se tratando de momentos de lazer, a população francesa costuma optar por atividades relacionadas à cultura. Dentre suas preferências destacam-se cinema (50% da população), visita a museus ou monumentos históricos (35% da população), assistir a exposições (25% da população), espetáculos amadores (20% da população), teatro (16% da população) e outros (36%) subdivididos em circo, parques temáticos, espetáculos de rock, jazz ou de música clássica e ópera.
RELIGIÃO
O Estado da República Francesa é laico. Dentre as preferências religiosas destacam-se: católica (61%) e ateus (21%).
ARQUITETURA
A arquitetura é uma importante vertente a se destacar na cultura francesa, por ser destaque em um âmbito internacional. A Torre Eiffel, situada na capital Paris e criada por Gustave Eiffel no século XIX, é considerada um símbolo do país.
O idioma oficial na França é o francês, que provém do idioma françano.
Gastronomia
A gastronomia francesa foi listada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO