serviços á francesa
A dica para não fazer feio é nunca encher demais o prato
Serviço à francesa
Nesta modalidade, o garçom apresenta as travessas pela esquerda de cada convidado, com os talheres de serviço voltados para o mesmo, para que este se sirva sozinho.
Segundo Pacheco, “trata-se de um tipo de serviço bem adaptado ao espírito independente do povo francês, usado em pequenos banquetes, muito requintados, ou em jantares de gala, em casas de família que contam com serviço de garçons ou mordomos”.
É um serviço lento e por isso exige, no mínimo, um garçom para cada seis convidados. Enquanto convidado, a dica para não fazer feio é nunca encher demais o prato. Aliás, essa dica serve para qualquer tipo de serviço, afinal um prato abarrotado de comida nunca é fino.
Serviço à americana
O serviço à americana consiste em o comensal se servir em uma mesa onde estão expostos todos os pratos (buffet) e se encaminhar com seu prato pronto a algum lugar confortável para comer.
Nesse tipo de serviço, o garçom limita-se ao serviço de bebidas. É a modalidade mais indicada para atender a um grande número de pessoas e realizar reuniões não muito formais ou, ainda, para locais onde não há lugar à mesa para todos os convidados. Por isso, do comensal, o serviço à americana exige um pouco de habilidade para comer sem o apoio de uma mesa.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/diaadia/artigos/41455/etiqueta-a-mesa#ixzz2sLlm93RV domingo, 8 de setembro de 2013
O Serviço à Franca
Foto: sgex.eb.mil.br
Quando vamos oferecer um jantar ou almoço a primeira decisão que precisamos tomar é a de como vamos estruturar o evento. É preciso definir se as pessoas ficarão em pé ou sentadas e se o encontro será formal ou informal. Para cada ocasião existe um tipo de serviço, e apenas após defini-lo você poderá começar a organizar os outros itens.
Uma dica quanto ao serviço à