Serviço social
LÍNGUAS DE SINAIS E A MODALIDADE VÍSUO-ESPACIAL
As Línguas de Sinais distinguem-se das Línguas Orais porque se utilizam de um meio, ou canal visual-espacial e não oral-auditivo. Assim articulam-se espacialmente e são percebidos visualmente, ou seja, usam o espaço e as dimensões que ele oferece na constituição de seus mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos para veicular significado, os quais são percebidos pelos seus usuários através das mesmas dimensões espaciais, o canal vísuo-espacial pode não ser o preferido pela maioria dos seres humanos porque o modo natural é o oral-auditivo, porem é alternativo de importância para a manifestação da faculdade de linguagem para as pessoas.
A língua de sinais portuguesa utilisa os movimentos manuais, faciais e de outro tipo para se comunicar, sobre tudo entre as pessoas surdas. Como outras lìnguas orais, a de sinais é uma língua muito elaborada, com uma gramática e fonología muito tandarizada. Sua gramática e sintaxis, em muitas ocasiões, difierem da língua que se fala localmente. As características dos sinais são: a forma da mão, o movimento e a posição do corpo.
A pesar da crença popular, a língua de sinais não é universal. Onde tem comunidades de surdos se desenvolve uma língua de sinais e como passa com as línguas orais, varíam dependendo da região em que se está, não se baseiam na língua que se fala no país de origen. Existem muitas variedades de línguas de sinais em todo o mundo e em muitas ocasiões se baseiam nas culturas locais. Têm uma gramática muito rica e complexa, e como qualquier língua se pode usar para tratar todo tipo de temas desde os mais banais, até os mais abstratos e elevados.
Existe a falsa idéia de que as línguas de sinais dependem das línguas orais, é dizer, que são simplesmente o deletrar ou a gesticulação das palabras da língua oral; também se cre que estas línguas las criaram ouvintes,geralmente não nos referimos a professores