serviço social
O homem nasce igual a todos, independente de raça, etnia, cultura; mas conforme a sua evolução passa a adquirir conhecimento que vem através de sua educação e cultura e consequentemente vão moldando e transformando esse ser em evolução; e ai, passa a construir dentro de si um mundo próprio onde se torna inacessível a determinadas diferenças escolhidas ou não vivida por outros homens. Nascendo então a discriminação e o desrespeito com o seu próximo.
A partir desta visão foram constituídas medidas de intervenção como: Ação Afirmativa onde nos direciona a amenizar e chegarmos ao fim desse ato desrespeitoso. Visa beneficiar pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão sócio econômica, étnica, raciais, religiosas, de gênero ou castas, no passado ou presente aumentando a participação de minorias no processo politico, no acesso a educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e ou o reconhecimento social.
As principais características da ação afirmativa são:
Planejar e atuar no sentido de promover a representação deferentes tipos de pessoas pertencentes a grupos que tem sido subordinados ou excluídos do convívio social como por exemplo, escolas, emprego etc.
Medidas especiais que buscam que buscam eliminar os desequilíbrios existentes entre determinadas categorias sociais até que sejam neutralizados.
Providencias efetivas em favor das categorias que se encontram em posição desvantajosas.
:
PALESTRA:
Tema “ Discriminado, Eu? “.
Tópico: Prevenção
- Conscientização dos indivíduos, que possam vir a praticar atos discriminatórios.
-Combate a desigualdade e dessegredar as elites..
Objetivos: É a valorização ética e cultural e combater as discriminações étnicas , raciais, religiosas , de gênero ou de castas.
Estratégias: Se aumentarmos a participação de minorias no processo político no acesso á educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social ou no