Serviço Social
Começou na igreja católica, depois de certo tempo o estado se envolveu para regularizar a profissão com isso teve também o interesse dos empresários, por causa do crescimento capitalista no estado de São Paulo e Rio de Janeiro para fazer um controle da sociedade.
2- Expliquem a relação do S.S Brasileiro com a igreja católica.
Era uma questão moral que a igreja se sentia na obrigação de ajudar os menos favorecidos, já que na igreja, quem participa do serviço social era as senhoras que tinham maior poder aquisitivo.
3- Como estava o S.S. Brasileiro na década de 1940?
O estado passava a investir no processo de produção das relações, começaram aceitar ajuda da igreja, se tornando uma profissão regulamentada. O estado começou reivindicar os direitos dos trabalhadores.
4- De acordo com YAZBEK, o S.S possui Autonomia?
Possui uma autonomia relativa, pois ele não pode exercer suas competências, muitas vezes o assistente social trabalha em uma empresa privada e suas ações são limitadas.
(EX) Uma assistente social que trabalha em uma empresa de construção civil, logo ele não poderá se beneficiar a todos. Porque sempre esta entre a violação do direito do cidadão e do patrão.
5- Como é caracterizado a atuação do A.S.
Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resiste se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...]... “A questão social, cujas