Sociologia
Introdução
Como a família e a escola influenciam no processo de socialização.
A família e a escola no processo de socialização.
O individuo quando nasce, inicia – se o processo de socialização, partindo de sua família, por sua vez a família começa o processo de educação, colocando em prática o que a própria acha correto, para se educar e tornar a criança sociável, (para viver em sociedade). Onde a própria criança vai receber traços ou influencias de seu pai, aquela pessoa que aparenta ser o chefe familiar e sua mãe aquela pessoa que presa pela saúde da família e o lado mais afetivo, aprendendo a se comportar. Ou até mesmo aquelas crianças que não tem pais unidos na sua formação, com certeza vai haver outras influencias, ou vai começar aprender vivendo com outras pessoas. Copiando traços de terceiros que vivem ao seu redor.
Já na escola vai a começar a ter influência em suas decisões, havendo regras, que terá que respeitar, um pouco mais autoritárias as regras da escola se comparar com as regras familiares, horários mais rígidos e conviver com outras pessoas de status diferentes, tornando o individuo com uma personalidade própria. Colhendo as informações familiares e da escola. Montando sua personalidade.
A minha maior influência que tive foi a de aprender as coisas basicamente sozinhas, filho de mãe solteira, tive e sofri muitas influências na escola e com meus tios, por ter pai ausente, aprendi desde pequeno a me associar a outras crianças rapidamente, mas sempre e desde pequeno com uma personalidade forte, o que também me trouxe muitos problemas. Que até hoje predomina em mim.
Conclusão
Então conclui que a família e a escola são fatores principais no processo de socialização, agindo drasticamente nesse projeto de vida, a (socialização).