seila
De acordo com a 11ª pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People, 56 % dos 46 mil jovens respondentes disseram que em algum momento de sua carreira abrirão um negócio próprio e 4% apontaram já ter um negócio próprio. Mais um ponto interessante: entre estes respondentes é que 51% pretendem empreender em seis anos, motivados a trabalhar em áreas com as quais se identifiquem. A pesquisa mostra, ainda, que caiu de 85% para 75% o interesse dos jovens em trabalhar em empresas privadas. Enquanto cai o interesse de trabalhar para terceiros, a vontade de conquistar, de ganhar dinheiro fazendo o que gosta e do jeito que quer, não para de crescer.
[...] Mas nem tudo são flores. Dar asas a um negócio próprio exige uma boa pesquisa de mercado e principalmente, um bom planejamento para levantar o valor a ser investido assim como para poder aguardar um determinado tempo até ver a cor do dinheiro de volta. É isso mesmo, os primeiros pro-labores provavelmente serão bem menores que o ultimo salário.
Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2012/11/14/quais-sao-as-reais-expectativas-dos-jovens-empreendedores/. Acesso em: 12 dez. 2013.
Texto 2
No capitulo do livro-texto sobre o tema ”Projeto de Vida”, a autora recomenda uma análise minuciosa de vários aspectos que incluem uma autoanálise sobre a situação atual em todas as esferas de sua vida (Roda da Vida), análise de fatores internos e externos que podem interferir na consecução de seus objetivos pessoais e profissionais (Análise SWOT), bem como elaboração de planejamento detalhado de seus objetivos, forma e recursos necessários para alcançá-los (5W2H).
A partir da análise dos textos é possível concluir que:
Escolher uma resposta.
a. A motivação para empreender não pode ser desconsiderada pelas empresas na hora da contratação de jovens profissionais.
b. A busca por satisfação pessoal, identificação com o trabalho e