Linguagem C
A linguagem C foi criada em 1972 e implementada em um computador DEC PDP-11 por Dennis Ritchie no Bell Laboratories. C é derivada de duas outras linguagens: ALGOL 68 e BCPL.
O foco da linguagem C inicialmente foi o desenvolvimento de sistemas operacionais e compiladores. C foi usada com grande êxito na construção de uma nova versão do sistema operacional Unix, que inicialmente foi escrito em Assembly. O grande sucesso obtido no mundo do Unix fez com que a linguagem ganhasse mais e mais adeptos e atualmente, quase todos os grandes sistemas operacionais são construídos em C/C++.
No ano de 1978 foi publicado o livro: The C Programming Language por Kernigham & Ritchie. Este livro fez grande sucesso e ajudou muito a divulgar a linguagem.
Aplicações da Linguagem C C tem como ponto-forte a sua eficiência e é a linguagem de programação de preferência para o desenvolvimento de software de sistemas, apesar de também ser usada para desenvolver aplicações.
Aplicação para programação de sistemas: - C foi inicialmente projetado para o desenvolvimento de software básico: sistemas operacionais e ferramentas de suporte à programação.
- É uma linguagem rápida e tem recursos de baixo nível. Aplicação Acadêmica: - C é uma linguagem bem simples e compacta, que torna o aprendizado mais rápido.
- Por ser uma linguagem clássica e muito poderosa.
- Muitas linguagens também se basearam na linguagem C, podendo o estudante aprender mais rapidamente outras linguagens por terem uma sintax quase igual.
- Sendo uma linguagem poderosa, C pode ser aplicado em vários setores de aprendizado na computação acadêmica. Aplicação Científica: - Poucas operações de entrada e saída.
- Estruturas de dados simples e mais comuns: vetores e matrizes.
- Estruturas de controle mais comuns: iteração e seleção.
- Variedade de cálculos matemáticos.
- Possui número de cálculos com ponto flutuante, que aliás, C possui um bom suporte para manipular