Serviço Social
Andréia Cavalheiro Guaripuna RA: 430616 Elizabete Fernandes Dutra Sório RA: 416969
Regiane Aparecida dos Santos RA: 436544 Sonia Valdete Pereira Frazão Barbosa RA: 417228
Tutora presencial: Rosana Teodoro da Silva
Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodolóligicos do Serviço Social
Atividade Avaliativa ATPS para obtenção de nota da Disciplina Fundamentos Histórico-Metodológicos do Serviço Social Prof. do Curso de Serviço Social do Centro de Educação á distancia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Campo Grande, MS 20 de Setembro de 2013.
Introdução
SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Serviço Social no Brasil surgiu na década de 30, é própria do Serviço Social, tradicional fundado no pensamento conservador, a incapacidade para oferecer uma visão histórica de sua gênese e desenvolvimento. O Serviço Social nasce do capitalismo “marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis alienações, contradição e antagonismo que buscou afirmar-se historicamente”... Como uma prática humanitária, sancionada pelo Estado e protegido pela Igreja católica, como uma mistificada ilusão de "servir.”
O surgimento do sistema capitalista e o poder de controle que ele desenvolveu sobre a sociedade, constituiu elemento fundamental para entender a história da humanidade, e seus conflitos, antagonismos e lutas.
O Serviço Social tem como característica o antagonismo entre o capital e o trabalho, desigualdade social, econômica e cultural, onde a burguesia era quem se direcionava como se dava os processos de trabalho,como deveriam ocorrer os processos de produção e lucro.
A Revolução Industrial no século XIX, teve como marco a expansão do capital, e a ascensão do capitalismo Industrial, o que para os operários significava não só a exploração de seu trabalho, mas a exploração de suas próprias vidas. Foi nesse momento que o proletariado começou a se