resumo de historia
Henrique Teixeira lott havia impedido a tentativa de golpe contra a posse de JK.
Voto de jan- jan: Janio para presidente e Jango para vice a idéia ganhou força e, em outubro de 1960 a maioria dos brasileiros escolheu presidente e vice de chapas diferentes.
Janio defendia uma política externa independente, mas restabeleceu relações com o FMI e adotou uma política de austeridade fiscal, voltada a redução do déficit publico. Para isso promoveu o congelamento de salários, a restrição do acesso ao credito e a demissão de funcionários públicos. Alem, disso a importação de petróleo e trigo foi cortada, elevando os preços de combustíveis e de itens básicos de alimentação.
Pressionado Janio renunciou no dia 25 de agosto de 1961, argumentando que forças terríveis impediam que ele governasse o país. Acredita-se que Janio teria pretendido dar um golpe para fechar o congresso e aumentar seu poder. Janio teria acreditado que os brasileiros sairiam às ruas para protestar e pedir seu retorno só que isso não ocorreu e o congresso aprovou a renuncia.
Quando Janio renunciou, o vice João Goulart estava em viagem á china. Vários setores militares e políticos brasileiros rejeitavam a sua posse, pois, alem de estar, naquele momento, em um país socialista ele era próximo dos sindicatos e dos trabalhadores.
João Goulart
Lançou o plano trienal, elaborado pelo ministro do planejamento Celso furtado. O plano pretendia estimular o crescimento econômico do país e de estímulo á industrialização, ao controle inflacionário, a diminuição dos gastos governamentais, a redução do déficit público9 e ao corte de subsídios ás indústrias e ás importações. Também previa a criação de impostos diferenciados para a população de alta renda, a implantação de um programa de reforma agrária e o controle dos salários e dos investimentos públicos no setor produtivo e em projetos sociais.
Governo militar
Em 31 de março de 1964 João Goulart foi derrubado por um golpe militar, que contou com