Pesqui Oper
Porém, observamos que algumas situações estão se tornando frequentes, gerando retrabalho e reagendamento. Vejam algumas situações e nossa sugestão para sanar este problema: Situação 1:
Agendamos previamente o exame periódico do colaborador (em consenso com a liderança) e o mesmo não comparece alegando alta demanda de trabalho no seu setor, dificuldade em função de seu horário de trabalho, surgimento de outros compromissos, dentre outros.
Solução - Ao constatar seu nome na lista/e-mail para a realização do periódico, o funcionário deve consultar seu gestor imediato e, caso necessário, solicitar o reagendamento. Situação 2:
Alguns colaboradores estão solicitando o reagendamento no dia de realização do exame. Está situação é ruim pois o médico comparece a empresa com agenda pronta.
Solução – A lista contendo os nomes dos funcionários que deverão realizar o exame periódico é fixada nos murais da empresa antecipadamente, não justificando a solicitação de reagendamento.
Situação 3:
Funcionários alegando falta de horários disponíveis para realização do exame.
Solução - O exame periódico deve ser considerado um importante compromisso profissional e, por isso, merece ser incluído como tal nas agendas individuais. Situação 4:
Enviamos e-mails aos gestores para tratar de agendamentos e não recebemos resposta.
Solução – Mesmo que negativa a possibilidade de agendamento, é muito importante que os gestores respondam aos e-mails enviados pela Segurança do Trabalho. Lembramos que a legislação exige que o empregador realize o exame periódico e o não cumprimento desta norma poderá ocasionar autuações onerosas. Faça sua parte! Ajude-nos a manter seu exame periódico em dia. Dúvidas, favor procurar - Segurança do Trabalho.